ATENDIMENTO
0800 039 4269

Projeto de 'Revitalização do Canal Santos Dumont' está em andamento

21 MAI 2020

 

Os tubos foram entregues e as obras começaram, a previsão de conclusão é de seis meses

Visando garantir o fornecimento de água para os principais usuários na Bacia do Ribeirão Pipiripau habitantes das cidades de Planaltina e Sobradinho e produtores rurais), o projeto de “Revitalização do Canal Santos Dumont”, vinculado ao Subprograma “Racionalização da Demanda de Água na Irrigação”, inserido no Programa “Uso Sustentável dos Recursos Hídricos”, do Plano de Aplicação da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, objetiva diminuir o índice de perdas e ampliar a disponibilidade hídrica tanto para os agricultores quanto para os moradores da região no período de seca. 

A iniciativa é resultado de ação conjunta entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba (CBH Paranaíba), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb),  a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater) e os produtores usuários do canal.  

As obras referentes a este projeto abrangem o canal principal do Ribeirão, onde estão sendo colocados cerca de 9.900 metros de tubos com diâmetros entre 800 e 250 mm. Esse conjunto de canais atende cerca de 90 agricultores que produzem hortaliças, frutas e legumes para todo o Distrito Federal. A tomada d’água desse sistema está localizada acima da captação de água da Caesb, utilizada para abastecimento de água da cidade de Planaltina. Com isso toda água perdida nesses canais deixava de ser usada para abastecimento de água da cidade.

No ano passado, foi publicado o Ato Convocatório ABHA/PN Nº 010/2019, pela entidade delegatária do CBH Paranaíba, ABHA Gestão de Águas, visando a Seleção de Propostas para a contratação de Empresa de Engenharia para execução de Serviços Técnicos Especializados, com vistas à implantação de tubulação em canal, como parte do “Projeto de Abastecimento de Água para Irrigação” no Núcleo Rural Santos Dumont, localizado na Região Administrativa de Planaltina (DF).

O contrato com a empresa vencedora do certame foi assinado em fevereiro deste ano, e o valor estimado da obra totaliza em R$1.850.000,00.

Fonte: Assessoria De Comunicação

AGENDA


Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

COMITÊS