ATENDIMENTO
0800 039 4269

Projeto SIG é discutido durante visitas técnicas

09 MAR 2018

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba estão em fase de discussão e planejamento sobre a implementação de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para cada uma das bacias.

 

A fim de conhecer o trabalho já desenvolvido por outros comitês, para que a experiência obtida por eles possa nortear os melhores caminhos a serem traçados e os desafios encontrados, membros dos dois comitês e da equipe técnica da ABHA realizaram uma visita técnica na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG), para conhecerem o SIGA Rio das Velhas do Comitê de Bacia do Rio das Velhas. Além das funcionalidades da plataforma foi possível entender o processo desde a elaboração e implantação, o que ajudará na elaboração do Termo de Referência do SIG Araguari. Participaram da reunião o Assessor Técnico Thiago Campos, a Técnica Janis Lawren, a Assessora de Comunicação Luiza Baggio e o estagiário Baruc Costa.

 

Uma das preocupações das Câmaras Técnicas envolvidas no processo de construção dos SIGs é que sejam consideradas todas as possibilidades de banco de dados e de compatibilidade junto aos webservices de órgãos oficiais existentes. Para isso, foi realizada uma visita à sede do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), em Belo Horizonte (MG), onde foi apresentada a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) pelo o Diretor de Gestão Territorial Ambiental, Fabrício Lisboa Vieira Machado. Além de conhecer as funcionalidades do novo sistema estadual, também foi discutida a possibilidade de cooperação do IGAM na estruturação do processo de composição do banco de dados SIG Araguari. Também participaram da reunião o Diretor de Planejamento e Regulação, Thiago Figueiredo Santana, e a Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos, Maria de Lourdes Amaral Nascimento.

 

No IGAM foi possível conhecer a Sala de Situação do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), que diariamente, e durante todo o ano, realiza a vigilância e a previsão do tempo e do comportamento hídrico no estado de Minas Gerais.

 

Também foi realizada visita à Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), onde foi apresentado o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) pelo Superintendente de Gestão da Informação, Sérgio Augusto Barbosa, pelo Gerente de Tecnologia da Informação, Cláudio Pereira, e pelo Técnico Maurício Silva. Foram discutidas as funcionalidades do SNIRH e as possibilidades de integração de dados.

 

“Todas as visitas foram bastante positivas e agregaram muitas informações à concepção do futuro SIG Araguari” ressalta Adriana Silva, Analista Ambiental da Abha.


 
 
Fonte: Assessoria De Comunicação

AGENDA


Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

COMITÊS